Av. Rubens de Mendonça nº1836 sl. 307 Bosque da Saúde Cuiabá-MT TEL: 3642-4365

terça-feira, 15 de março de 2011

Orientações de Higiene - Técnicas de higienização

Tão importante quanto adquirir os utensílios adequados para o controle da placa bacteriana é saber usa-los adequadamente. Existem inúmeras técnicas de escovação e não é minha intenção eleger qual a mais correta ou ideal. Cada caso é um caso e esta individualidade das situações impede que possamos cravar uma ou outra técnica como a mais adequada para o público em geral. Entretanto, tenho, a partir de minha experiência clínica e através da literatura que, a técnica que explicarei aqui é a mais adequada para portadores de Periodontite.
Porém antes de explica-lá esclarecerei alguns princípios que são comuns a quase todas as técnicas e servem para todos.

  • Sequencia: Para que se mantenha a uniformidade e nenhuma superfície dentária seja esquecida, deve – se dividir a boca em arco superior e inferior, iniciar pela parte de trás do último dente do arco, passar por toda parte da frente até atingir a parte de trás do lado oposto, e retornar por dentro até a face distal por onde a escovação foi iniciada. Num primeiro tempo, não utilizar pasta de dente para que se observe e mantenha o posicionamento correto das cerdas.

  • Não devemos utilizar força, lembre-se que estamos removendo bactérias microscópicas. O segredo é repetir varias vezes cada movimento.
  • Evite escovar logo após refeições ácidas. Aguarde 30 min para realiza-la. 
  • Não devemos esfregar a escova com vai e vem na parte da frente dos dentes, pois estes movimentos machucam a gengiva.
Sabendo disso, vamos a técnica de escovação. Posicione a escova sem pasta de dente em 45º em relação a gengiva como na figura abaixo. Com uma leve compressão você sentira as cerdas entrando levemente no espaço entre gengiva e dente. Execute 20 vibrações a cada dois dentes como no video e ao final deslize da gengiva para o dente. Realizar de dois em dois dentes seguindo a seqüência da figura acima.



   


Após finalizar a seqüencia completa, adicione creme dental à escova e reinicie a escovação fazendo movimentos circulares seguindo o princípio de sequência por toda a boca.
O próximo passo é passar a fita dental. Deveremos seguir o princípio da sequência começando atrás do ultimo dente e vir realizando a passagem do fio deslizando de um lado para o outro nas faces vizinhas adentrando levemente na gengiva conforme o video e as ilustrações abaixo:

  




A gengiva não deve sangrar ou doer. Caso isto ocorra, significa que a mesma está inflamada e necessita de mais repetições da passagem da fita. 
Os espaços interdentais muito amplos são difíceis de serem limpos e exigirão o uso de escovas interdentais como na figura acima e abaixo, seguido pelo uso de gaze de forma similar ao fio dental..

Nas áreas de furca devemos escovar as concavidades utilizando a escova unitufo fazendo movimentos verticais como como se estivesse varrendo as bacterias da gengiva para o dente.





Os bochechos com clorexidina 0,12%, quando indicados, deverão ser realizados duas vezes ao dia, 30 min antes ou após a escovaçao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário