Av. Rubens de Mendonça nº1836 sl. 307 Bosque da Saúde Cuiabá-MT TEL: 3642-4365

terça-feira, 15 de março de 2011

Orientações de Higiene - Utensílios

O controle da doença periodontal exige, obrigatoriamente, uma exímia remoção de placa bacteriana (principalmente da localizada próxima e embaixo da gengiva), já que ela é quem causa a doença. Sendo assim, a partir de agora, os hábitos de higiene exigirão a dedicação de alguns minutos de seu dia. Portanto, quanto maior a eficácia dos instrumentos utilizados, menor o esforço e tempo que precisaremos para isso. Como tempo é dinheiro, nada de economizar na compra de nossos auxiliares de higiene, caso contrario, esta equação resultará em prejuízo para o bolso e para saúde.
Começaremos com a seleção da escova dental. As características fundamentais da escova para a técnica de escovação que utilizaremos são (como nas imagens a seguir):
  • Cabeça Pequena: entre 25,4 e 31,8 mm (no máximo cabeça 30 - esta numeração se encontra no topo da embalagem, na parte que fica pendurada na gôndola);
  • Cerdas macias (obrigatoriamente) com o corte reto e cerdas arredondadas;
  • Cabo reto ou levemente inclinado. 


Cabeça Ideal

Cabeça inadequada

      
Uma característica adicional são as cerdas ultrafinas que favorecem o acesso e limpeza das áreas mais profundas subgengivalmente. A Sensodyne lançou uma escova que agrega esta formatação a uma cabeça flexível e na minha opinião é a mais adequada para controle de placa subgengival. Trata-se da Sensodyne Esmalte Care. Outras opções são Colgate Professional Extra Clean e TePe Special Care
   
                                         
Colgate Professional Extra Clean
Sensodyne Esmalte Care


TePe Special Care
Munido de uma boa escova, o próximo passo é a seleção dos utensílios para limpeza interdental. Na verdade dominar o uso do fio/fita dental é fundamental para o controle da doença, já que a região entre os dentes acumula mais bactéria, é mais difícil de ser higienizada, é mais suscetível a desenvolver a doença e infelizmente a velha conversa de que escova não limpa entre os dentes é a mais pura verdade. Portanto, este passo exigirá dedicação, paciência, tempo e utensílios adequados.  
Um dos questionamentos que mais ouço no dia a dia é: "Dr, o que usar, Fio ou fita dental?" Eu sempre respondo que o importante é usar, não me importando o que. Na verdade, tudo vai depender do grau de perda periodontal presente.
Fio e Fita Dental são acessórios imprescindíveis no controle da placa bacteriana interproximal e são indicados quando a papila preenche totalmente o espaço interdental. Entretanto, obviamente que quanto mais larga é a superfície, maior é limpeza e menor tempo para isto. Portanto a fita é mais cômoda e eficaz (principalmente as enceradas). 
Fita a esquerda e fio a direita. A área de abrangência da fita é quase o triplo do fio dental. Observe que a gengiva preenche o espaço interdental.


Eu indico as fitas enceradas listadas abaixo, pois são monofilamentadas. Embora mais cara, a fita de filamento único (PTFE) desliza mais facilmente entre os dentes, mesmo quando há pouco espaço, e não desfia deixando aqueles fiapos indesejados.


                                                             




Para regiões em que se tenha recessões maiores e perda da gengiva interdental, o espaço a ser limpo fica muito grande, assim, apenas fio/fita não conseguirão remover toda a placa. Será necessário utilizar as escovais interdentais e gaze. As escovas interdentais devem ser preferencialmente ultrafinas. Elas se parecem com escovas de mamadeira e deverão ser utilizadas entre os dentes e embaixo de próteses fixas. 


Em casos em que ocorre exposição de furca, a higienização desta região é delicada e díficil. Para tanto, precisaremos de uma escova Unitufo. Vale lembrar que a mesma só será necessária se houver envolvimento de furca.


 Cremes Dentais são auxiliares de higienização, que não removem a placa por si só, tendo uma importância secundária quando comparada aos itens citados acima. Sua função é auxiliar a limpeza feita pela escova e trazer o incremento de flúor e dessensibilizantes, quando necessário. Vale lembrar que quem tem periodontite, tem perda de tecido de suporte e exposição de raíz. Desta forma é necessário utilizar cremes dentais de baixa abrasividade para não desgastar a raíz desprotegida, dando preferência aos que possuam efeito dessensibilizante. Eu recomendo os citados abaixo.




Em certos casos utilizaremos também um enxaguatório a base de Clorexidina 0,12% como auxiliar de higiene. Como possui efeitos colaterais, exige cautela no uso e só devera ser utilizado quando prescrito.


 Basicamente estes serão os utensílios fundamentais para um controle de placa adequado. Na postagem a seguir descrevo a forma correta de utiliza-los.



Um comentário:

  1. Agradeço as informações deste port. Já estava ficando doido achando que tinha caries quando meu dentista falou que era apenas sensibilidade.

    ResponderExcluir